Existe sempre esta componente óbvia quando se tem grandes conversas ao telefone. A de recordar a necessidade de manter as relações. Pelo menos as relações saudáveis, as pessoas saudáveis. Gosto de me aperceber de semelhanças com pessoas que considero de altura inatingível. Recordar momentos de sabedoria extrema. Quando cresci.
É bom ouvir que sim, que existem pessoas más, que nos invejam pela felicidade e o preenchimento óbvio que é nosso. As pessoas mais más, são as que são infelizes. Existe este coisa da solidariedade, da necessidade de querer assemelhar os outros, à nossa figura, mesmo quando essa não é boa. Mesmo quando a nossa posição não é a correcta. Fazem isso. Um aspecto óbvio no ser-humano.
Fico sempre maior, quando consigo ter estas conversas com calma, ao fim do dia. As conversas com uma professora antiga, que foi mais que uma professora. Ou pelo menos, foi mais que uma professora de português.

Agora vou fazer crepes, enquanto penso nas palavras bonitas que me foram ditas. Enquanto penso no bonita que me sinto sempre que preparo miminhos com chocolates, para as pessoas que amo.

Comentários

Mar disse…
Acabei por não poder vir ler-te ontem à noite. Como tinha dito que faria. Solicitações do meu filho e do meu marido, depois da nossa conversa longa ao telefone:) Mas uma das primeiras coisas do meu dia de hoje foi esta: vir ler-te. Ver a capa do teu próximo livro. Adivinhar as coisas e as pessoas desenhadas nas tuas palavras. Coisas assim. Bom termos falado. Bom que tenha sido como se tivéssemos falado no dia anterior e soubéssemos o que havia para saber. O essencial da vida são mesmo os afectos, as pessoas que trazemos connosco. Tudo o mais é poluição, ruído. E sabes, a maldade nunca resulta. Vive de si, corrosiva. Mas nunca resulta. Mesmo que no imediato até possa parecer que sim. A melhor resposta a isso: a bondade. Isso sim. Acrescenta. Muda. Pacifica. E tudo de bom que se queira. Como o que quero para ti. Tudo de bom.

Um beijo da tua professora Mar.
Mar disse…
E esqueci-me de dizer que te adicionei à minha lista de lugares/pessoas. Para seguir de perto:)

Beijo.

Mar

Mensagens populares deste blogue

sobriedade.

Women's Strike (Again!)

Seeling Used Underwear Online (Interview)